Notícias

Categoria: Agricultura, Araguaína, Brasil, Emenda Parlamentar, Política, Tocantins Data: 18 de dezembro de 2021

II Assembleia Geral de Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins.

II Assembleia Geral de Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins.

Aconteceu, nos dias 18 e 19 de dezembro, na Aldeia Xambioá Karajá, as margens do Rio Araguaia, a II Assembleia Geral da ARPIT (Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins) para debater sobre os desafios dos Povos Indígenas no Tocantins e a eleição da nova diretoria para os próximos anos.

A assembleia contou com a participação de mais de 100 lideranças de vários povos indígenas do Tocantins e da região norte do Brasil.

O evento, teve uma mesa composta por representantes dos povos indígenas, de órgãos públicos e do Professor Rubens Araújo da Silva que, na ocasião, representou o deputado federal Célio Moura PT/TO.

Durante as falas, os representantes dos povos indígenas falaram sobre a importância da organização indígena pela luta e defesa de seus direitos, relataram a preocupação com o marco temporal que está em processo de julgamento no STF e que, caso seja julgado favorável, será um grande retrocesso aos povo Indígenas do Brasil, pois gera risco que vários territórios já demarcados após constituição possam ser cancelados, ou seja, que o povo indígena perca direito às suas terras.

O professor Rubens agradeceu o convite feito ao Deputado e a presença de todos no evento. Na oportunidade, justificou a ausência do Deputado Célio e, em seu nome, abraçou e agradeceu os presentes. Afirmou ainda que o mandato popular e participativo do deputado Célio Moura está sempre a disposição da causa dos povos indígenas, como no caso do marco temporal. Falou ainda sobre a retroescavadeira que foi enviada a aldeia através de emenda parlamentar de Célio Moura.