Notícias

Categoria: Sem categoria Data: 30 de março de 2022

Deputado Célio Moura visita sede da UFNT e campus do IFTO em Araguaína

O deputado federal Célio Moura (PT-TO) foi recebido nesta quarta-feira, 30, na sede da Universidade Federal Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, pelo reitor, professor Airton Sieben, membros da direção, professores, alunos, alunos indígenas e funcionários. Durante a reunião, o deputado ouviu demandas da comunidade universitária, bem como falou de seu trabalho no Congresso Nacional.

O professor Airton Sieben deu as boas-vindas e fez os agradecimentos pelas emendas parlamentares destinadas pelo deputado Célio Moura. “Somos gratos ao trabalho e o compromisso do deputado para com a nossa Universidade e tem grande importância neste momento em que estamos estruturando a nossa instituição”, celebrou.

Célio Moura por sua vez, fez breves considerações sobre sua atuação no parlamento, especialmente no que diz respeito à defesa dos trabalhadores e seus direitos como foi o caso da votação contrária à reforma da previdência e também a defesa do serviço público. Ele também lembrou que as emendas fazem parte deste trabalho e fez destaque para as destinações que tem feito para a UFNT. “Como eu sou uma das pessoas que pediu a criação desta universidade, eu não poderia deixar de ajudar a UFNT com as emendas parlamentares que já somam mais de R$ 1 milhão”, destacou.

Ele também reforçou seu compromisso em ajudar com mais recursos no futuro e também no próximo governo, que disse ter certeza que será do Partido dos Trabalhadores. “Tenho certeza que no governo Lula as universidades voltarão a ter atenção que merecem e vamos trazer mais recursos para melhorar a estrutura e o custeio de atividades acadêmicas e científicas porque é isso que trará desenvolvimento par a nossa Araguaína e Região”, reforçou.

Dentre as solicitações apresentadas pelos presentes à reunião, estão a construção de duas casas dos estudantes, sendo uma para indígenas e outra para não indígenas. O espaço específico para indígenas foi defendido tendo em vista que estes estudantes têm grande dificuldade em permanecer no espaço acadêmico pela falta de moradia que atenda suas necessidades. O assunto foi defendido pela maioria dos participantes da reunião.

Participantes

Na rodada de conversa na sede da UFNT participaram o vice Reitor Nataniel Araújo, o chefe de Gabinete do Reitor, Braz Batista, o pró-reitor de administração e finanças, Warton Souza; o pró-reitor de assuntos estudantis, José Manoel, o diretor do Centro Ciências Integradas, Roberto Antero; a pró-reitora de Graduação, professora Marcela Lima; a superintendente de Comunicação, Andressa Ramalho, a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras, professora Luiza Helena, o diretor de acessibilidade, equidade e permanência da UFNT, Diego Silva. Também participaram os professores, Francisco Edviges (Colegiado de Letras),  Danielle Levorato (Curso de Letras), Renata Lyze (Professora e intérprete de libras), Walace Rodrigues (Curso de Letras).

A reunião ainda contou com os alunos indígenas da UFNT, Wanderson dos Santos (Curso de Letras); Denilson Brito Xerente (Curso de Geografia); Joaquim Sikmowe (curso matemática); Nelson Xerente (curso de geografia); Durval Xerente (curso matemática); Wareti Xerente (curso de Letras); Letícia Krahô (Curso de Letras). Participaram ainda a equipe de assessoria do deputado formada pelos assessores parlamentares Silvano Rezende (advogado) e Dirceu Ferraz.

IFTO

No mesmo dia, Célio Moura também participou de reunião no campus de Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Ele foi recebido pelo diretor geral do campus, professor Cristiano Fernandes Mateus e uma comitiva de professores, estudantes e funcionários.

Durante a reunião, Célio Moura falou novamente sobre sua atuação parlamentar e prestou contas das emendas parlamentares destinadas a Araguaína e em especial as destinadas ao IFTO. O deputado assumiu o compromisso de promover um debate com a bancada federal, com o objetivo  de ampliar os recursos através das emendas de bancada.

Além disso, o deputado também se comprometeu a ajudar na busca de mais recursos junto ao Ministério da Educação a partir de 2023, quando acredita o país estará sob a gestão do presidente Lula. Ele lembrou que foi nos governos do PT que foram criados os IFs e ampliado o número de campus destas instituições em todo o Brasil.

A reunião contou com também a presença do professor Gilvan, gerente de ensino, e dos professores Rosa Sena, Wellington, Hélio, Gerson, e do técnico administrativo Edson Apinajé. Também presente a assessoria do deputado.