Notícias

Categoria: Sem categoria Data: 11 de março de 2022

Deputado Célio Moura participa da posse de Wanderlei Barbosa como governador do Tocantins

O deputado Célio Moura (PT-TO) participou na noite desta sexta-feira, 11, da posse do vice-governador Wanderlei Barbosa, que já vinha exercendo o cargo de governador interinamente, como novo governador do Tocantins. A efetivação de Wanderlei como governador se deu porque no período da tarde o ainda governador afastado Mauro Carlesse protocolou carta de renúncia ao cargo na Assembleia Legislativa.

Wanderlei já ocupava o posto de chefe do Executivo tocantinense desde outubro, quando Carlesse foi afastado do cargo por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na quinta-feira, o plenário da Assembleia Legislativa decidiu por unanimidade aceitar a abertura de processo de impeachment contra Carlesse em primeira votação. A renuncia foi entregue poucas horas antes de ocorrer a segunda votação.

Célio Moura analisou que a posse de Wanderlei coloca fim a uma instabilidade e garante uma normalidade jurídica e administrativa. “Nós esperamos que haja uma pacificação e que a gestão tome ares de normalidade, visto que não há agora a possibilidade de volta do ex-governador”, acredita.

Outro aspecto analisado por Célio foi com relação a um projeto de governo de Wanderlei Barbosa. “Ele terá agora que mostrar um projeto de governo e mostrar a que veio e não ficar como uma continuidade do governo que a Justiça tirou do poder”, cobrou.

O deputado também destacou esperar que a renúncia não seja o fim de uma possível punibilidade do ex-governador, que ainda não foi condenado pela Justiça e com o fim do processo de impeachment pode vir a ser candidato na eleição deste ano. “Se aconteceram crimes, que a renúncia não seja instrumento para passar por cima e nem proporcionar a impunibilidade”, finalizou.