Notícias

Categoria: Agricultura, Araguaína, Brasil, Emenda Parlamentar, Política, Tocantins Data: 20 de abril de 2022

Célio Moura realiza plenárias virtuais com camponeses

O deputado federal Célio Moura realizou nesta segunda-feira, 18, a quarta reunião plenária com Camponeses, Agricultores Familiares, Trabalhadores Rurais, Pescadores, Ribeirinhos, Quilombolas, Extrativistas, Indígenas com objetivo de fazer prestação de contas de seu mandato e debate para novas perspectivas e ações e dando continuidade ao processo permanente de participação popular. As reuniões realizadas nos dias 28 de março, 4 e 11 de abril e a do dia 18 somaram a participação de cerca de 400 pessoas.

Célio Moura agradeceu a participação de todos e destacou suas origens no campo na casa dos pais no interior de Minas Gerais e Goiás o que justifica a dedicação do mandato no apoio à agricultura familiar, saúde nos municípios e educação. Ele também lembrou a vinda para o então Norte de Goiás, hoje Tocantins, no fim da década de 1970, como advogado atuando na cidade de Araguaína. Recordou ainda sua dedicação a causas populares como dos trabalhadores sem-terra, dos trabalhadores, dos professores e tantas outras categorias. “Quando cheguei em Araguaína e comecei a advogar, atuei muito em causas de ocupações de terra, sempre a favor dos trabalhadores rurais e assim conheci pessoas como o padre Josimo Tavares, que foi um grande símbolo na luta pela terra”, declarou.

O deputado destacou que depois de tantos anos de candidaturas em 2018 conseguiu ser o primeiro deputado eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), do qual ele nunca saiu. Por toda sua trajetória a decisão de continuar atuando na defesa exclusiva dos trabalhadores, especialmente os camponeses, foi absolutamente natural. “Nosso mandato tem sido para a defesa dos trabalhadores e seus direitos e foi por isso que nós votamos contra a reforma da Previdência, contra a reforma trabalhista, a favor do auxílio emergencial de R$ 600, a favor da Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e a Lei Assis Carvalho, que prevê ajuda de R$ 2.500,00 para agricultores familiares”, frisou.

Célio lembrou ainda a defesa dos direitos das comunidades quilombolas e dos indígenas e suas áreas. “Denunciamos e defendemos medidas contra a invasão de garimpeiros e madeireiros nas reservas indígenas e ainda votamos contra projetos como aquele que quer autorizar a mineração em terras indígenas”, destacou.

“Nossas emendas parlamentares também foram direcionadas à agricultura familiar e assentamentos e graças a estes recursos vamos completar a entrega de 97 tratores e implementos (2020, 2021 e 2022), além de recursos para saúde em diversos municípios, educação e infraestrutura com a construção de pontes e melhoria de estradas vicinais”, destacou Célio Moura ao falar da aplicação das emendas parlamentares durante todo o mandato. Além disso, relatou que foram destinados recursos para a área de Educação, em cursos profissionalizantes e superiores voltados para atender as demandas da agricultura familiar.

Os mais de 400 participantes nas quatro plenárias também agradeceram a oportunidade e indicaram prioridade que possam ser defendidas e implementadas pelo mandato. As propostas foram sistematizadas e listadas a seguir:

  • O compromisso com o setor, com a destinação de 106 tratores agrícolas equipados (uma ação em com 97 tratores nos orçamentos dos anos de 2020, 2021 e 2022);
  • Defesa da manutenção do mandato para ampliar direitos e conquistas para a classe trabalhadora;
  • Avançar nas pautas em favor da saúde, segurança das mulheres, contra a violência;
  • Universalização do acesso à Internet;
  • Dinamização da Agricultura Familiar;
  • Pensar o financiamento, processamento e beneficiamento da produção familiar;
  • Ampliar a política de acesso à agua através de poços artesianos;
  • Apoiar o desenvolvimento através de pontes, estradas, energia;
  • Enfrentar a demanda da Reforma Agrária;
  • Enfrentamento aos conflitos fundiários;
  • Defesa intransigente da Educação do Campo;
  • Defender os Sem terras e os sem tetos;
  • Defender as vidas e o meio ambiente;

Ajudaram a conduzir os trabalhos das plenárias, bem como na organização, convocação, auxílio técnico e outros trabalhos os assessores do gabinete do deputado Célio Moura em Brasília e dos escritórios políticos de Palmas e Araguaína. Ele agradeceu o empenho e dedicação de todos.