Notícias

Categoria: Agricultura, Araguaína, Brasil, Educação, Política, Tocantins Data: 18 de outubro de 2021

[ 18 ANOS DO BOLSA FAMÍLIA ]

[ 18 ANOS DO BOLSA FAMÍLIA ] Em 20 de outubro de 2003, o presidente Lula assinava a Medida Provisória nº 132, criando o Bolsa Família. Anos mais tarde, o maior programa de combate à pobreza que já existiu no mundo receberia importantes prêmios internacionais, seria copiado por dezenas de países, incluindo alguns ricos, como a Itália, e, o que é mais importante, ajudaria o Brasil a acabar com a fome.

Hoje, o Bolsa Família não existe mais. Em 9 de agosto de 2021, Jair Bolsonaro cometeu a irresponsabilidade de assinar outra medida provisória, de número 1.061, acabando com o programa. No lugar, colocou uma proposta improvisada chamada Auxílio Brasil. Como ainda é possível ao Congresso Nacional rejeitar essa MP, torna-se fundamental usar o aniversário de 18 anos do Bolsa Família para relembrar como ele ajudou a milhões de famílias saírem da extrema pobreza e manterem seus filhos na escola e em boa saúde.

O Bolsa Família não foi a única iniciativa adotada no governo Lula para acabar com a fome e reduzir a miséria no País. A política de elevação contínua do salário mínimo, a geração de empregos e o apoio à agricultura familiar, entre outras, também tiveram um papel importante nessas conquistas. Mas o Bolsa Família foi crucial porque, pela primeira vez, um governo se mostrava realmente comprometido em estender a mão à parcela mais pobre dos brasileiros e ajudá-los a melhorar de vida, até o ponto em que não precisassem mais de ajuda.

Para isso, o programa tinha objetivos muito simples e bastante claros: aliviar a pobreza, manter as crianças na escola e garantir a elas a assistência médica básica. Com isso, as brasileiras e os brasileiros mais vulneráveis ganhavam condições de dar uma vida mais digna às suas famílias, ao mesmo tempo em que seus filhos cresciam com saúde e educação, tendo assim mais chances de ter uma vida melhor que a de seus pais no futuro.

Memória viva!

#BolsaFamilia#18AnosBolsaFamilia#LulaLá #CelioMoura #dignidade #ForaBolsonaro #equipe